Como é o Movimento?


Manifesto do Movimento “Pedágio Preço Justo”

Como em todos os anos, no dia 01/07, há o reajuste do valor cobrado pelos pedágios. E assim, o trajeto Jaguariúna-Campinas que já era extremamente abusivo está cada vez pior, agora são R$ 9,10, somando um total de 18,20 para fazer o percurso de ida e volta, mais ou menos, 40 km ao todo. Há mais de dez anos que as promessas políticas em Jaguariúna envolvem o slogan "Jaguariúna Sem Pedágio" e a única coisa que vemos é cada vez MAIS pedágio - caro, abusivo, desnecessário! Um valor absurdo que é cobrado e muitas vezes, é pago com sacrifício para que a população possa ter acesso a hospitais mais bem equipados, para que as pessoas possam ter alternativas quanto a sua formação profissional ou ainda o próprio emprego, uma vez que esta não é uma cidade autônoma.
 Pois, agora, cansamos de apenas reclamar entre nossos amigos. Cansamos de esperar uma medida. Decidimos mostrar que temos voz, que não aceitamos essa situação, que devemos e queremos lutar pelos nossos direitos, por um preço justo para termos rodovias de qualidade. Queremos de maneira organizada, inteligente e principalmente, sem vínculo com partidos políticos, mostrar que não ficaremos de braços cruzados esperando esses valores serem cada vez mais altos.

Para também participar dessa luta, é fácil. Organizaremos o maior número de carros possível e vamos pagar esse valor ridículo com moedas. Moedas bem baixas. De 0,01; 0,05 e 0,10  centavos no máximo. A intenção é paralisar o pedágio e chamar atenção de todos que lá estão.  Além disso, todos que estão nos carros usarão narizes de palhaço e faremos nosso protesto por meio de faixas e cartazes.

Quem estiver conosco nessa, esteja no dia 15/07/2011, às 18h, no estacionamento do Centro Cultural,
de lá partiremos em carreata até o pedágio.  
O retorno, provavelmente, será pela estrada de Carlos Gomes.